terça-feira, 3 de dezembro de 2013

de de

Kefir de Leite

Oi gente, tudo bem com vocês? Bora saber sobre os benefícios, curiosidades, materiais necessários e modo de preparo dessa bebida fermentada conhecida como iogurte de Kefir?

(Grãos de Kefir)

O chamado "Kefir" é o nome dado a bebida fermentada produzida através da colônia de bactérias e leveduras, contendo esta mais de 6 tipos de lactobacilos benéficos para nosso organismo, o Kefir existe há milhares de anos, apesar da sua origem ser um pouco misteriosa, historicamente ele foi descoberto nas montanhas do Cáucaso Setentrional, onde um grupo de pastores ao colocar o leite em uma bolsa de couro notou a fermentação do mesmo, entretanto existem relatos na Bíblia do consumo de uma bebida semelhante e que provavelmente seria o próprio Kefir, diz a lenda Caucasiana que ela é a bebida do profeta Maomé que por sua vez recebeu de Alá. Bom, seja lá qual seja sua história de fato, o que sabemos é que esses microrganismos proporcionam um bem maravilhoso para o nosso  organismo.

Benefícios do Kefir: por ser um alimento probiótico proporciona inúmeros benefícios a saúde humana como o equilíbrio da nossa microbiota intestinal, previne diversas doenças, é antiinflamatório, fortalece nosso sistema imunológico, estudos científicos comprovam a sua eficácia ao controle do ritmo intestinal, indicado também em tratamento para alergias, combate a microrganismos patógenos de todo trato digestivo, além de combater células cancerosas.

Existem dois tipos de Kefir, o Kefir de Leite conhecido também como "Kefir Real" e o Kefir de Água, a grande diferença dos dois é que a colônia do Kefir de Leite utiliza a lactose para a fermentação e o Kefir de Água utiliza a sacarose. É importante saber portanto que o Kefir de Leite produzirá uma bebida fermentada parecida com a de um Iogurte, com composição química a base de ácido láctico, CO2 e álcool.

Materiais e Modo de Preparo:
  • Grãos de Kefir de Leite (aprox. 1 colher de sopa).
  • Leite (aprox. 500ml).
  • Pote de Vidro.
  • Peneira.
  • Colher de Plástico ou madeira.
  • Paninho de algodão ou redinha. 
Obs. A quantidade de grãos e de leite pode variar da quantidade de iogurte que você necessita fazer. Se quiser fazer menos basta diminuir a quantidade de grãos e de leite.


Preparo: Para preparar o seu Iogurte de Kefir é bem simples, você deve acrescentar o leite nos grãos de Kefir e deixá-lo em temperatura ambiente até atingir o tempo adequado a sua necessidade que pode variar de 12h/24h/36h (o tempo de fermentação poderá proporcionar efeitos diversos que variam de organismo para organismo). Atingido o tempo necessário peneire o seu Iogurte, de forma que os grãos ficarão na peneira e o iogurte no recipiente, se preferir leve o Iogurte para gelar um pouco. Lave o pote de vidro e enxágue bem, leve os grãos de Kefir para o pote de vidro novamente e acrescente o leite para recomeçar o processo de fermentação, cubra com uma redinha ou paninho de algodão com ajuda de um elástico e mantenha em temperatura ambiente.

De modo geral o tempo de fermentação, efeito no organismo, textura e sabor funcionam assim:

  • 12h - Efeito laxante > Textura do Iogurte levemente líquida > Sabor suave.
  • 24h - Efeito regular > Textura do Iogurte cremosa > Sabor neutro.
  • 36h - Efeito prisão > Textura do Iogurte cremosa a densa > Sabor ácido.

Obs. Temperatura, Quantidade da Fonte de Alimento (Leite) e Quantidade de Grãos são fatores que podem interferir na fermentação, produzindo assim um Iogurte com diferentes tipos de textura e pH, assim também como diferentes benefícios ao seu organismo.

IMPORTANTE: Não é aconselhável consumir após 36h de fermentação. Portanto descarte o Iogurte e mantenha os grãos. 

Dica de consumo: Acrescente açúcar ou mel para adoçar seu iogurte. Bata com frutas (banana e morango fica uma delícia!). Misture com a granola (Aprenda a fazer Granola Caseira aqui!), em outras receitas substitua o iogurte natural pelo Iogurte de Kefir. Faça Cream Cheese de Kefir (Aprenda aqui!), faça queijo de Kefir (Aprenda aqui!).


É natural que os grãos se multipliquem conforme o cultivo e tempo, você poderá armazenar esses grãos na geladeira para sempre ter um estoque em caso de contaminação da sua colônia original, vale também armazenar no congelador, doá-los para alguém que tenha interesse ou caso não queira apenas descartar no lixo.

Higienização: Lave os grãos de Kefir com água (de preferência sem cloro) 1x na semana para retirar possíveis restos de leite fermentado azedo e também para evitar acidez. Evite manusear os grãos com as mãos, isso aumenta o risco de contaminação da colônia, dê a preferência sempre para a colher de plástico e para a peneira.

Conservação
: Para armazenar seus grãos de Kefir por um longo período você poderá mante-los em refrigeração coberto com leite, isso fará com que sua colônia entre em estado de hibernação, é necessária fazer uma troca de leite e realizar a higienização 1x na semana. Se o seu Kefir ficar por muito tempo com o mesmo leite na geladeira ele irá azedar, caso isso aconteça mantenha a calma e não descarte seus grãos! Apenas faça uma higienização com água e troca de leite até sua normalização.

Reativando o Kefir após Hibernação: Vale lembrar que quando os grãos passam muito tempo inativos na geladeira demoram cerca de 1 a 2 semanas para voltarem a fermentar adequadamente, portanto faça a troca de leite e limpeza diária até notar que o Kefir voltou a ter sua fermentação, textura e cheiro normalizados para consumo.

Como saber se seu Kefir está contaminado? A principal mudança que você irá perceber é a coloração, que poderá se tornar rosada, amarelada etc. Fique atento ao cheiro, se perceber cheiro diferente pode ser sinal de contaminação! Lembrando que o cheiro do Kefir é semelhante ao de Iogurte natural ou de queijo branco.

Como adquirir os Grãos de Kefir? Para adquirir seu Kefir, passe a saber se alguém próximo a você cultiva os grãos (existem grupos no facebook de doação de "mudas" de Kefir), o Kefir é compartilhado através da cultura popular por isso não aceite vendas!

Pessoal espero que tenham gostado das dicas e curiosidades, caso tenham alguma dúvida é só escrever aqui em baixo nos comentários! Se tiverem interesse em adquirir seu Kefir sou doadora e posso tentar entregar de alguma maneira para vocês ou então ajudar a encontrar alguém próximo que possa fazer doação. Um grande beijo e até o próximo post! Paz e luz em seus caminhos!



Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Oi Dani!

    Faço uso do kefir e sou doadora também! Os benefícios são mesmo excelentes!

    Faço uma receita de iogurte de kefir com gelatina que fica um mousse muito bom. É só dissolver a gelatina (uso a diet) em 250 ml de água quente e depois misturar com 250 ml de iogurte de kefir. Já coloco nas tacinhas e gela rapidinho. Como utilizo o leite desnatado, fica uma sobremesa leve e com esse calor, fica tudo de bom!

    abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli!!! Que bom que é doadora de kefir, afinal é muito bom para a saúde!!! :)

      Adorei a receita, deve ser super facinha de fazer, vou tentar fazer e depois posto aqui no blog pra você ver como ficou!!! Beijinho

      Excluir
  2. Dani, uma gracinha seu blog, parabéns !!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, você ainda tem os kefir época de faculdade, estes dias estava pensando em quem poderia ter os grãos ainda. Agora sim, que irei te visitar... Estou amando seu blog, Bjinhos Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Vem me visitar sim, estou com muita saudade de você Thi!!!! <3 Ainda tenho os grãos sim, eu te passo!!! Que bom que está gostando do blog, volte sempre ta!!! beijinho Thici!!

      Excluir

É um prazer ter você por aqui! Deixe seu comentário!!